sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

2 Leituras para as Férias de Verão

As férias de muitos já podem estar acabando, mas ainda sim tem muita série pra colocar em dia, e muito livro pra ler, então separei 2 livros que são divertidos, de leitura rápida e que me lembram férias de verão. Férias de verão porque o clima influência muito minha leitura, por exemplo só consigo ler livros de suspense em dias de neblina, não em dias ensolarados com passarinhos cantando, ou então livros de mitologia egípcia que se passam num deserto de 39° graus, em uma tarde fresca de outono. Enfim, vamos para as resenhas:

A jovem Poppy Wyatt está prestes a se casar com o homem perfeito e não podia estar mais feliz... Até que, numa bela tarde, ela não só perde o anel de noivado (que está na família do noivo há três gerações) como também seu celular. Mas ela acaba encontrando um telefone abandonado no hotel em que está hospedada. Perfeito! Agora os funcionários podem ligar para ela quando encontrarem seu anel. Quem não gosta nada da história é o dono do celular, o executivo Sam Roxton, que não suporta a ideia de haver alguém bisbilhotando suas mensagens e sua vida pessoal. Mas, depois de alguns torpedos, Poppy e Sam acabam ficando cada vez mais próximos e ela percebe que a maior surpresa da sua vida ainda está por vir.

  
A primeira resenha é o livro Fiquei com seu Número da Sophie Kinsella, esse foi um livro que me fez rir demais, não aquela risada de nariz, mas rir alto (por isso não recomendo ler em público, mas se você não tem problema com isso, já te admiro, e vá em frente!). Gostei muito da escrita da autora e a maneira como ela desenvolve a história. O final é muito emocionante, mas sempre com a graça que estamos acostumados desde o começo do livro, só senti falta de um epílogo, porque quando finalmente acontecem algumas coisas, o livro acaba, então podia ter um dois anos depois, só pra acalmar nossos corações e saber se ficou tudo bem mesmo. Mas isso não é nada que estrague o livro, porque o fim cumpre bem seu papel, de... bem... fim.

O segundo livro é o Teorema Katherine, de John Green! Algumas pessoas com quem conversei não gostaram muito desse livro, porque acharam esse livro diferente dos outros livros do John, mas foi exatamenete por isso que gostei, achei ele versátil, outra coisa que ajudou foi o fato desse ter sido o primeiro livro que li dele, então não sabia o que esperar e acabei me surpreendendo, depois li Quem é você, Alasca? e fiquei encantada com as questões filosóficas que o livro aborda, com temas como a vida e a morte e como lidar com as duas, mas como estava de férias queria algo mais leve e por isso achei a leitura perfeita. 
Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Como deve ter percebido pela sinopse esse livro tem várias fórmulas matemáticas, que Colin usa na busca de seu teorema, mas eu achei tão legal que isso não me atrapalhou em nada a leitura, mesmo não morrendo de amores por matemática. Esse livro também me fez rir em muitas partes e me deixou com muita vontade de aplicar as fórmulas pra prever a duração dos relacionamentos, imagina que fantástico: sem decepções! Mas ao mesmo tempo sem surpresas,então fica o questionamento se é melhor saber como as coisas vão acontecer, ou se é melhor ir se deixando levar, sem saber o que esperar...
Adorei conhecer o Colin, e a dupla que ele e seu melhor amigo, Hassan, fazem é sensacional, mas uma parte especial do livro foi o bônus que teve depois da história, quando a história acaba um amigo do John que ajudou com a parte matemática do negócio explica o que ele pensou para elaborar as fórmulas, e aproveita pra contar algumas histórias dele, e o jeito que ele termina de contar... Ah, é demais! Sério mesmo! Foi o que fez o livro fechar com chave de ouro, na minha opinião.

Agora uma coisa que os dois livros tem em comum são as notas de rodapé, que em vários momentos achei as melhores parte dos livros:

Nota de rodapé sobre notas de rodapé da Poppy, do livro Fiquei com seu Número
Nota de rodapé do livro Teorema Katherine, esses alemães excêntricos...

Então se estavam procurando por leituras simples e gostosinhas, acho que esses dois se encaixam perfeitamente. Espero que gostem e aproveitem as férias (Ah, e não esqueçam o protetor!)!
Por J.W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário