quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Presente de Natal Atrasado: Livro S, de J.J.Abrams e Doug Dorst

Esse post é um pouco diferente: ele não é uma resenha avaliativa, porque ainda não terminei de ler, mas como já estou gostando muito dele, achei que seria uma boa ideia mostrá-lo, para que, talvez, mais pessoas conhecessem.


Esse livro é bem diferente porque a história vai além da história do livro. O autor do livro desapareceu, ou nunca existiu, e dois jovens que não se conhecem vão tentar descobrir esse mistério juntos, através de comentários, que eles mesmo vão deixando nos livros e devolvendo na biblioteca até o outro responder. Mas o mais legal é que você vai descobrindo as coisas junto com eles, e tentando juntar as pistas que eles deixam, como nas imagens, por exemplo, tem um cartão postal  e um artigo de jornal, que em algum momento eles serão importantes.
Até onde eu li, gostei bastante do estilo da leitura. Sinceramente estou gostando muito mais de ler os comentários do que as histórias em si, mas enfim, o conteúdo é muito bom, mas ao mesmo tempo o que destaca nesse livro é a estética: as páginas tem o aspecto envelhecido propositalmente, com manchas de mofo, manchas de caneta também ajudam a viver a história parecendo que os comentários foram escritos com pressa e fazendo você sentir a tensão daquele momento. Enfim, os detalhes são impressionantes, por exemplo, como é um livro de biblioteca, no final, na contracapa, ele tem carimbos de devolução, e riscos em cima das datas em que foram entregues, tudo isso faz a história parecer ainda mais realista, como se ela realmente tivesse acontecido, como algum diário secreto que você encontra, por acaso, em uma caixa velha quando vai passar as férias na casa da sua avó.


O único "defeito" por enquanto, é que estou demorando bastante pra ler esse livro, já que tem que ler basicamente duas histórias, (a obra de Straka, o escritor desaparecido, e os comentários do Erik e da Jennifer. Fora ir e voltar no livro entendendo as mensagens subliminares), então tenho esse livro desde o ano passado, e como leio vários livros ao mesmo tempo acabei deixando esse de lado, mas nada como as férias pra ajudar.
O fato é que na época em que eu comprei, haviam boatos de que foram feitos pouquíssimos exemplares, porque eles tinham que ser feitos na China, porque davam muito trabalho e nenhuma editora por aqui estava interessada, então ele custava por volta de 100 reais, tive que pesquisar bastante e esperar uma promoção, pra conseguir comprar, por, acho que, 69 reais, mas acho que hoje, por estar mais conhecido, fizeram mais exemplares e já deve dar pra encontrar na faixa dos 50 reais. Então acho que é uma compra que vale a pena ser feita, pra quem gosta bastante de livros, é quase um item de colecionador, e mesmo que você não tenha paciência pra ler a história, vale só pela experiência de tentar descobrir o que aconteceu com o escritor, ou até se ele existe...
Agora algo que pode ter ficado confuso foi a parte de falar que as editoras não quererem fazer pelo fato dele dar muito trabalho para fazer, isso porque as pistas são muito bem feitas,  alguns exemplos são:
"Veja a cópia da carta que eu achei na página 42", e você vai lá na página 42 e tem uma carta, não sei se foi manualmente, ou não, mas é louco pensar que tudo isso tem que ficar certinho para história ter sentido, ou então, um GUARDANAPO, sim, um guardanapo dobrado, onde as pistas são escritas "de caneta", sério, é muito bem feito. Basicamente foi ele que me fez querer muito esse livro, quando um amigo me mostrou o dele.
Outra coisa que eu gostei demais são essas frases de efeito que me fazem querer botar isso de fundo de tela pra ficar lendo. Achei poético...

Então é isso, não sei qual vai ser minha opinião ao chegar no final do livro, mas por enquanto é bem positiva, ele é perfeito pra fugir e viver outra história! Espero que gostem e feliz natal super atrasado!! :) 

P.S.: Esse livro também existe na versão digital, para quem quer um preço mais acessível, mas realmente não entendia qual seria a graça...

Por J.W.


Nenhum comentário:

Postar um comentário