quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Here's To The Mess We Make

Filosofar pode ser visto mal compreendido pelo fato de que a filosofia não é descobrir as respostas, mas ter mais perguntas e isso é ilógico para certas pessoas. Mas é o que inevitavelmente acontece quando você quer achar uma resposta verdadeiramente, na raiz, na minúcia, você vê que aquela dúvida não está sozinha e aí você acaba com mais centenas de dúvidas que antes era só uma. Isso pode parecer terrível e assustador, mas o efeito é o contrário, simplesmente porque quando você acha que tem uma resposta você fica no automático e quando você busca por uma resposta você fica em alerta vivendo conscientemente.
Fred Elboni disse que é bom sentir dúvidas, que as certezas são monocromáticas, mas as dúvidas são coloridas, elas que dão cor a vida. Tudo bem que ele falava sobre escolha e possibilidades, e dúvidas pequenas como a sua escolha de faculdade, mas a essência aqui é a mesma, desde escolha do que comer no almoço até as mais profundas crises existenciais, porque questionar é colocar em dúvida tudo aquilo que todos tinham como certo, é fazer enxergarem com outros olhos, é abrir janelas, portas, construir pontes e destruir muros.

Muitos detestam essa bagunça, estava tudo tão bom no seu mundinho. Acontece que não há nada de errado em ser feliz no seu mundo, o problema é quando essa felicidade é só uma ilusão, quando você faz compras porque acredita que isso é terapêutico e te faz feliz, quando você se acha incrível por ter um pensamento padrão, porém preconceituoso, quando você está vivendo pra agradar os outros e ferindo a si mesmo, por não se permitir viver a sua própria vida. Isso tudo é tóxico, e parece óbvio, mas as vezes estamos tão no automático que nem percebemos o que estamos fazendo. Saímos atropelando tudo, cheios de razão, quando na verdade se acreditam que algo tem a completa razão, então a razão já se perdeu.

É como quando acreditavam que a Terra era quadrada, ou estava no centro do sistema solar, hoje parece uma coisa absurda, mas na época era uma verdade incontestável, afinal essa é a verdade, algo certo até que alguém prove o contrário. E tudo isso você só percebe questionando: quando amanhã perceber que o sistema foi montado para privilegiar uma pequena parcela da população, quando perceber que somos escravos do dinheiro, quando descobrirem que, na verdade, a Terra tinha forma de um hexágono. 


Até lá duvide, é divertido!
Portanto:
Um brinde a bagunça que fazemos.
Por J.W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário